Wednesday, November 22, 2006

Aula 34 – Desobsessão

Desobsessão

Desobsessão, em sentido amplo, é o processo de regeneração da Humanidade. É o ser humano desvinculando-se do passado sombrio e vencendo a si mesmo. Em sentido restrito, é o tratamento das obsessões, orientado pela Doutrina Espírita.” (Suely Caldas Schubert)

1-Tipos de obsessão

Allan Kardec, através da Codificação, classificou a obsessão por seus estágios, sendo que, por isso mesmo, não tem um caráter definitivo, servindo apenas como parâmetro para estudo, uma vez que a obsessão é muito variada em seus aspectos, sendo difícil estabelecer onde uma fase começa e a outra termina.
1.1.OBSESSÃO SIMPLES - É a influência sutil na atitude do Espírito, encarnado ou desencarnado.
1.2.OBSESSÃO FASCINAÇÃO - Ação direta de um Espírito sobre o pensamento de outro, provocando quadro de ilusão.
1.3.OBSESSÃO SUBJUGAÇÃO - É a paralisação através da ação mental, que um Espírito determina sobre a vontade de outro.

2-Participantes dos processos obsessivos

2.1-Encarnado para encarnado;
2.2-Desencarnado para desencarnado;
2.3-Encarnado para desencarnado;
2.4-Desencarnado para encarnado;
2.5-Auto-Obsessão (quadros mentais, idéias-fixas, manias).


3-Proteção contra o assédio de obsessores

Há meios de nos protegermos contra a obsessão.

3.1-Reforma íntima
A ação dos obsessores encontra campo fértil nas mentes vazias ou inclinadas aos vícios.
Auto conhecimento: É um processo que passa pela reflexão diária e individual sobre os próprios atos, pensamentos e escolhas.
Vigiar e evitar as influências negativas: Somos acompanhados diariamente por uma “nuvem invisível” de assistentes espirituais sintonizados com nossos sentimentos, desejos, defeitos e qualidades. A atenção a nossos pensamentos nos permite conter idéias desabonadoras ou ensejadoras do mal.
Preservar-se contra vícios: A Terra é um planeta de provas e expiações aonde, diariamente, o mal se confronta com o bem, usando as fraquezas morais humanas como meio de conter a evolução de toda coletividade planetária. À medida que os seres superam suas fraquezas morais e seus vícios, tornam-se terreno estéril para as más influências do invisível.


3.2-Atitudes para Elevação Moral

O pensamento é uma poderosa fonte irradiadora de energia, capaz de vencer barreiras físicas, distâncias, intempéries. Lembre-se que os Espíritos buscam a companhia dos seres com quem se afinam em idéias e interesses. Nossas emanações mentais transitam como vibrações com a qualidade de nossas preocupações, emoções e condição moral.
Idéias torpes, sentimentos negativos e interesses mesquinhos geram condições propícias a investidas obsessivas.
Para nutrir a elevação moral, afastando-nos de quadros de obsessão, precisamos melhorar nossos pensamentos, ocupando a mente com idéias salutares e, mesmo nas horas vazias, procurando atividades moralmente saudáveis. Sempre nos será valioso dedicar amor ao próximo, praticando a caridade e o perdão.


3.3-Prática da prece

A prece é uma projeção de nossos pensamentos, que expressa também nosso sentimento e, quando ditada pelo coração, sempre alcança a Deus.
Durante a prece a pessoa estabelece uma corrente fluídica cuja intensidade depende do teor vibratório de quem ora, residindo nisto o seu poder e o seu alcance, pois nesta relação fluídica atraímos a ajuda dos Espíritos Superiores para nos inspirar bons pensamentos, fortalecendo-nos contra o assédio de obsessores.


3.4-Prática do Evangelho no Lar

O culto do Evangelho no Lar é um instrumento de transformação íntima dos doentes da alma. A oportunidade de leitura do Evangelho e a reflexão sobre o mesmo, além das preces que poderão ser feitas, permitem o crescimento interior, o exercício da fé, gerando transformações como renúncia de viciações e de paixões inferiores, permitindo a vigilância do ser em seus pensamentos, palavras e atos.

4-Tratamento e cura da obsessão

A desobsessão, no sentido amplo da palavra, significa o “ato de curar alguém da obsessão.”
A cura espírita da obsessão baseia-se na conscientização do enfermo e do Espírito agressor, posto que o paciente, é o agente da própria cura.
Para isso a Doutrina Espírita propõe:
1.O esclarecimento através do estudo;
2.A renovação interior por intermédio da ação do pensamento e da vontade.

5-A Casa Espírita e a desobsessão

Muitas Casas Espíritas adotam tratamentos de desobsessão que incluem a freqüência a reuniões públicas combinadas com sessões de fluidoterapia na forma de aplicação de passes.
O êxito deste processo baseia-se na disciplina e na freqüência regular durante todo o período estipulado para tratamento. O paciente deve adotar pensamentos elevados e confiança na ação dos amigos espirituais.
Há quadros obsessivos que se estendem por décadas e mesmo por mais de uma encarnação e, ainda assim, oferecem possibilidades de solução. Qual o caminho? O primeiro passo é o esclarecimento das pessoas sobre a existência do problema. Quando tomamos conhecimento de um quadro de dificuldades temos a chance de contemplar-lhe as facetas e de buscar saídas para resolvê-lo. A Casa Espírita pode oferecer meios para tratar a desobsessão, porém, por maior que seja a dedicação de seus trabalhadores ou seu apoio, o caminho da desobsessão só poderá levar à cura se o paciente possuir compromisso e empenho, sobretudo nos aspectos que pedem sua colaboração no campo da melhoria moral.

Bibliografia: Francisco C. Xavier, médium, André Luiz, Espírito. “Desobsessão”; J. Herculano PiresObsessão, Passe, Doutrinação”; Portal do Espírito, www.espirito.org.br; Richard Simonetti, “Quem tem medo da obsessão?”; Suely Caldas Schubert, “Obsessão-Desobsessão: profilaxia e terapêutica espíritas”, Rio de Janeiro, FEB, 9ª ed., 1994.