Wednesday, October 18, 2006

Aula 31 – Bem-Aventurados os Aflitos

Existem muitos pobres e muitos aflitos que podem ser grandes necessitados no mundo, mas que ainda não são benditos no céu.” Emmanuel

1-Conceitos Preliminares
Aflição
- do latim afflictione. 1.Agonia, atribulação, angústia, sofrimento. 2.Tristeza, mágoa, pesar, dor. 3.Cuidado, preocupação, inquietação, ansiedade. 4.Padecimento físico; tormento, tortura. (Dicionário Aurélio)
Aflição, na essência, é o reflexo intangível do mal forjado pela criatura que o experimenta.
Freqüentemente, aflição é a nossa própria ansiedade, respeitável mas inútil, projetada no futuro, mentalizando ocorrências menos felizes que, em muitos casos, não se verificam como supomos e, por vezes, nem chegam a surgir. (Equipe FEB, 1997)
Dor e Sofrimento — a simples reflexão sobre a dor e o sofrimento basta para evidenciar que eles têm uma razão de ser muito profunda. A dor é um alerta da natureza, que anuncia algum mal que está nos atingindo e que precisamos enfrentar. Se não fosse a dor sucumbiríamos a muitas doenças sem sequer nos dar conta do perigo. O sofrimento, mais profundo do que a simples dor sensível e que afeta toda a existência, também tem a sua razão de ser. É através dele que o homem se insere na vida mística e religiosa. (Idígoras, J. L. Vocabulário Teológico para a América Latina. São Paulo, Edições Paulinas, 1983)


2-Justiça das aflições
Deus é soberanamente bom e justo, não age caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, As vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.


3-Causas atuais das aflições
Muitas são as origens dos males terrestres. Entre as diferentes causas, reconhecer-se-á sua origem na própria humanidade. O caráter, a imprevidência, o orgulho e a ambição, o egoísmo e a vaidade são alguns dos motivos de aflições atuais.

Neste grupo de mazelas podemos identificar algumas característica decorrentes da má educação do Espírito e mesmo de orientação equivocada no processo de crescimento na esfera terrena.

4-Causas anteriores das aflições
Segundo o princípio todo efeito tem uma causa, podemos entender as misérias como efeitos que hão de ter uma causa e, desde que se admita um Deus justo, essa causa também há de ser justa. Ora, ao efeito precedendo sempre a causa, se esta não se encontra na vida atual, há de ser anterior a essa vida, isto é, há de estar numa existência precedente. Por outro lado, não podendo Deus punir alguém pelo bem que fez, nem pelo mal que não fez, se somos punidos, é que fizemos o mal; se esse mal não o fizemos na presente vida, tê-lo-emos feito noutra. E uma alternativa a que ninguém pode fugir e em que a lógica decide de que parte se acha a justiça de Deus.

5-Bem sofrer e o mal sofrer
Quando vos advenha uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobreponde-vos a ela, e, quando houverdes conseguido dominar os ímpetos da impaciência, da cólera, ou do desespero, dizei, de vós para convosco, cheio de justa satisfação: "Fui o mais forte."
Bem-aventurados os aflitos pode então traduzir-se assim: Bem-aventurados os que têm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centuplicada a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do labor virá o repouso. - Lacordaire.

6-O mal e o remédio
A Terra é um planeta de provas e expiações, habitado por seres em processo de evolução e em condições vibratórias que os situam distantes dos mundos felizes. A experiência encarnatória terrena é o teste para suportarmos nossas provas e para lutarmos de corpo e Espírito contra o mal moral e físico.

7-Motivos de resignação
As aflições do presente são a reparação das faltas do passado.
Resignação é o bem sofrer, receber as dores deste mundo sem maldizê-las, sabendo-se que as provas atuais são reparações de erros anteriores, e sua superação é a perspectiva de melhores condições existenciais no futuro.

8-Felicidade e infelicidade relativas
"A felicidade não é deste mundo." Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a florida juventude são condições essenciais à felicidade. Hoje a felicidade terrena é uma utopia a cuja conquista as gerações se lançam sucessivamente, sem jamais lograrem alcançá-la. Se o homem ajuizado é uma raridade neste mundo, o homem absolutamente feliz jamais foi encontrado.

9-Conclusão
As causas das aflições atuais são a expressão no presente de efeitos das nossas experiências pretéritas, refletindo a Justiça Divina através da ação da lei de retorno (causa e efeito).

Os bem-aventurados têm como qualidades:
-Saber aceitar o sacrifício e o sofrimento;
-Encontrar alegria na simplicidade e na paz;
-Saber guardar no coração longa e divina esperança.
Não lhes basta sofrer, é necessário transformar as dores em renovação e em lições edificantes. Assim, será preciso transmutar a tribulação em alegria e a dificuldade em lição.

Bibliografia:Allan Kardec.“O Evangelho Segundo o Espiritismo”, c. 5; “O Livro dos Espíritos”, q. 392 a 399 e 920 a 933; “O Céu e o Inferno”, 2ª Parte, c. 5; Durval Ciamponi. “Reflexões sobre as Bem-Aventuranças”, FEESP, São Paulo, 2ª ed., 2000; Francisco Cândido Xavier, médium, André Luiz, Espírito. “No Mundo Maior”, FEB, Rio, c. 7.