Wednesday, May 30, 2007

Aula 15 - Perispírito

PERISPÍRITO: É um envoltório semimaterial que prende o Espírito ao corpo físico. Também chamado “corpo etéreo”, “duplo etérico” ou “corpo astral”, ele participa ao mesmo tempo da eletricidade, do fluido magnético e, até certo ponto, da matéria inerte. Poder-se-ia dizer que é a quintessência da matéria.

É o princípio da vida orgânica, porém não o da vida intelectual, que reside no Espírito.
É, além disso, o agente das sensações exteriores.
No corpo, os órgãos, servindo-lhes de condutos, localizam essas sensações. Destruído o corpo, elas se tornam gerais.

O Espírito é uma energia, dizemos “centelha da divina inteligência”, que não pode ocupar e interagir diretamente com o corpo físico, este extremamente denso e pesado, sobretudo em mundos inferiores. Faz-se necessário um molde: o Perispírito, o elo interexistencial, um corpo intermediário, vaporoso, de matéria sutil, que lhe permite manusear o envoltório carnal.
O Perispírito é o intermediário de todas as sensações que o Espírito recebe e pelo qual transmite sua vontade ao exterior e atua sobre os órgãos do corpo.


ORIGEM: “De onde tira o Espírito o seu envoltório semimaterial?
Do fluido universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos; passando de um mundo para outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.” (Kardec, “O Livro dos Espíritos”, q. 94)

NATUREZA: Constituído de matéria sutil, intangível, em função de seu estado fluídico, sua condensação será maior ou menor de acordo com a natureza peculiar de cada mundo, e segundo o grau de evolução do Espírito.

LIGAÇÃO COM O CORPO FÍSICO: A união do Espírito ao corpo físico começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito, ainda que errante, está ligado por um liame fluídico ao corpo com o qual se deve unir. Este liame se estreita cada vez mais à medida que o corpo se desenvolve. Desde esse momento, o Espírito é tomado de uma perturbação que aumenta sem cessar. (Kardec, “O Que é o Espiritismo?”, c. 3, q. 116)

“O embrião à medida que vai se desenvolvendo, multiplica o número das células e aumenta a área de fixação do corpo espiritual, o qual se prende às moléculas do corpo físico em formação. Ao concluir a gestação, teremos um recém-nato constituído de um grande número de células que comporão as malhas da rede que retém o corpo perispiritual.” (Ricardo Di Bernardi, “Gestação Sublime Intercâmbio”)

DESLIGAMENTO: Com o processo de morte física, sucede o desprendimento dos laços fluídicos entre corpo físico e Perispírito, desvencilhando-se pouco a pouco com o desligamento de átomo por átomo.

FUNÇÕES DO PERISPÍRITO:
1-Modelo Organizador Biológico (MOB);
2-Adaptação às circunstâncias ambientais;
3-Registro das vivências;
4-Exteriorização dos pensamentos do Espírito.